terça-feira, 7 de abril de 2015

Acesso ao conhecimento, discussões e permanência.


Existem algumas coisas que guardam tão perfeitamente memórias, significados, lembranças. Basta olharmos que já nos recordamos de acontecimentos, situações boas, ruins, ou até mesmo os dois.
As minhas fotos retratam uma realidade de todos os alunos, a “xerox”. Tirar cópias de textos, partes de livros, etc., está tão presente e vinculado ao curso por isso onde quer que eu esteja se eu encontrar uma copiadora logo me lembro dos meus estudos. Como a maior parte dos estudantes universitários são de classe baixa e média, não temos condições financeiras para comprar livros, até porque usamos muitos livros. O meu curso, em especial, é muito teórico, requer muitas leituras. Alguns livros não estão na biblioteca, e quando tem são poucos exemplares para várias turmas. Então a presença da copiadora, as partes separadas pelos professores em suas respectivas pastas nos possibilita o acesso ao material teórico, ao conhecimento socialmente e academicamente construído, que me ajuda a construir o conhecimento ao longo da minha graduação.
 
Outro objeto que me lembra a UFG é o crachá, com ele eu locava livros, e agora com ele eu tenho a bolsa alimentação, ou seja, eu almoço ou janto no RU (Restaurante Universitário) sem pagar nada. Isto é essencial para que seja possível eu pegar aulas a tarde e noite, porque não tenho dinheiro para pagar lanche e restaurantes todos os dias, é impossível.
 
Enfim, a possibilidade das cópias e a bolsa alimentação, entre outras, representada pelo crachá, são lembranças muito fortes em mim que retratam muito de perto minha realidade acadêmica na UFG.
Essas imagens te trazem lembranças também?
As copiadoras também te ajudaram nos estudos?
O crachá também é seu parceiro?
Comente suas lembranças! Até logo!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.