quinta-feira, 4 de abril de 2019

Trajetória do curso em curso: aprendizagem contínua



Foto registrada no dia 08 de março de 2018

Foto registrada no dia 04 de abril de 2019

Faculdade de Letras. Não há quem passe por aqui e não guarde consigo alguma memória. Para os alunos de Odontologia, aqui é o melhor prédio para vir durante a tarde e estudar na biblioteca setorial, para os alunos da Agronomia os puff's são os seus maiores refúgios e para alguns outros é apenas um local de passagem e acesso a outros prédios. Em todos os casos, há sempre uma memória, um momento, mesmo que passageiro, que os remetem a este local.
No meu caso, estudante de Letras que ingressou no primeiro semestre de 2018, esse local se tornou minha segunda casa. E não digo isso tão somente por conta do tempo em que permaneço aqui ao longo dos dias, semanas e meses. Aqui é onde tenho me constituído como aluna, professora, pesquisadora e cidadã. Como diz Carlos Rodrigues Brandão, em seu livro "O que é Educação?": "Ninguém escapa da educação. Em casa, na rua, na igreja ou na escola, de um modo ou de muitos todos nós envolvemos pedaços da vida com ela: para aprender, para ensinar, para aprender-e-- ensinar. Para saber, para fazer, para ser ou para conviver, todos os dias misturamos a vida com a educação. Com uma ou com várias: educação? Educações.
Não limito este local, Faculdade de Letras, a tão somente um espaço geográfico, mas sim onde aprendo sobre essas "Educações" citada por Brandão, onde eu me envolvo com outras pessoas, e vivo um ciclo de aprender-e-ensinar. O contato com disciplinas nunca vistas, vidas desconhecidas, culturas inexploradas e realidades tão diversas. Estar em contato com isso é essencial para minha constituição como pessoa e para a formação da minha subjetividade, forma como me enxergo e vejo o outro e o mundo. 


43 comentários:

  1. ���� Melhor comentário, até fiquei curioso para conhecer melhor a faculdade de letras

    ResponderExcluir
  2. Descreveu bem o dia-a-dia da faculdade de letras, pra mim é um lugarzinho de paz mesmo.

    ResponderExcluir
  3. Digo pela biomed tbm que é o melhor cantinho kkkk super top o texto. Parabéns <3

    ResponderExcluir
  4. Melhor faculdade, sempre!!

    ResponderExcluir
  5. Excelente! Você escreve muito bem! Amei!

    ResponderExcluir
  6. A Letras é realmente esse lugar cheio de significados e que nos proporciona muitas coisas. Ótimo! *-*

    ResponderExcluir
  7. U a U que texto INCRÍVEL!

    ResponderExcluir
  8. Que orgulho do meu nene iti Malia que coisinha maisi linda ela tá tao crescida ��

    ResponderExcluir
  9. Amei o texto! Já quero conhecer!

    ResponderExcluir

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.