domingo, 15 de novembro de 2020

Conhecimento, cultura, idiomas, pesquisa? Tudo isso a UFG nos proporciona!


 
Foto da entrada do prédio Bernardo Elis, Faculdade de Letras - UFG 
FONTE:  Letícia Maria, 30 de outubro de 2019. Arquivo pessoal.

Particularmente, gosto muito dessa foto pois ela representa um pouco do vasto campo de oportunidades que a UFG nos oferta, mesmo nem sendo aluno, pois a Universidade Pública existe em prol da sociedade. Muitos não sabem, mas a UFG é uma mistura de culturas, de idiomas, de visões e vertentes diferentes, e é isso que me fascina tanto, como ali é uma casa para todos. Todas as áreas dos inúmeros cursos tem suas contribuições, suas preocupações em favorecer a propagação do conhecimento, que deveria ser direito de todos os cidadãos e que nem sempre, por diversos fatores se torna algo real e efetivo. 
Agora aprofundando mais na foto, esse foi um dia muito bacana na Faculdade de Letras, em que o Centro de Línguas, como projeto de extensão da faculdade, proporcionou uma surpresinha para os estudantes. Em suma, foi um espaço de promulgação e exposição da cultura mexicana, pois enquanto aqui aqui no Brasil, essa data é um data fúnebre e de muita tristeza, no México isso é totalmente ao contrário, e isso foi demonstrado com uma das principais marcas dessa festa no país, uma mesa com as ofertas e oferendas, com cores vivas, com clima de festa e alegria, tudo isso para aqueles que já morreram. 
Por fim, mas ressaltando novamente, isso me encanta na UFG, lá é uma casa de todos, para todos! Ao entrar, frequentar essa universidade tive experiências únicas, como conhecer irmãos de outros países, venezuelanos, haitianos, argentinos, franceses, conhecer línguas tão belas e importantes como o espanhol, o francês, o italiano, ter contato, mesmo que pouco com cultura indígena, com a cultura surda, entre tantos outros momentos que vivi nessa minha segunda casa. Amo a diversidade da UFG, tenho muito orgulho de fazer parte dessa Universidade!


Um comentário:

  1. Eu me lembro desse dia, Letícia! Foi muito interessante conhecer um pouco mais de perto a cultura mexicana e a forma como eles celebram esse dia. Concordo muito com seu comentário sobre a UFG ser um espaço de propagação do conhecimento e uma mistura de diversas culturas.

    ResponderExcluir

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.