segunda-feira, 14 de dezembro de 2015

A importância do incentivo a Leitura

Uma criança que lê será um adulto que pensa


Com base no texto de palestra apresentado no Congresso de pós-graduação em Letras da FFP-UERJ em 2005 de Darcília Simões, chamado "A produção de texto acadêmico", pode-se entender como a leitura é importante para se produzir bons textos. Um dos pontos discutidos é a crise de qualidade que vivemos atualmente. O mundo globalizado exige profissionais de qualidade em diferentes aspectos, alguns deles são a capacidade de raciocínio ágil, de solucionar problemas, de ser versátil e ler/escrever bem. Apesar de algumas dessas habilidades serem inatas, é necessário o desenvolvimento de pesquisa e muito estudo.
Tendo a informação como principal base para se tornar um bom profissional, o caminho pelo qual percorrerá nessas etapas de aprimoramento se dão através da leitura e pela curiosidade de aprendizado. Sendo assim, é de extrema importância que se leia e que se incentive a leitura desde a infância, para que seja natural a busca pelo conhecimento, o senso crítico e principalmente o aprimoramento constante da qualidade acadêmica e profissional quando adulto.

E vocês, também acham que para se chegar ao êxito tanto profissional quanto acadêmico, a leitura é o principal ponto a ser trabalhado e incentivado na infância?




24 comentários:

  1. Sim, concordo com seu ponto de vista, pois a leitura de um texto ainda é a melhor maneira de adquirir conhecimento, além de aprimorar a capacidade de interpretação e raciocínio, de bônus ainda tem um ganho no vocabulário.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Verdade, enriquece o vocabulário além de tudo. E na sua vida acadêmica, fez diferença ter sido incentivado a ler desde sempre?

      Excluir
    2. Sim,o incentivo a leitura até por curiosidade foi de grande valia, pois muitas das vezes e mais do que necessário ter noção sobre determinads assuntos. É muito imporante saber um pouco de muita coisa, o suficiente para debater qualquer assunto.

      Excluir
    3. Este comentário foi removido pelo autor.

      Excluir
    4. Isso mesmo, se você lê muito o senso crítico e a capacidade de falar e entender diversos assuntos melhora.

      Excluir
  2. Acho sim que a leitura está intimamente ligada aos bons frutos no âmbito acadêmico, até mesmo porque, quando se tem um "acervo interno" torna-se mais fácil o processo de escrita.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Com certeza Thayná! A dificuldade de escrever textos acadêmicos diminui consideravelmente quando se lê bastante, né? E assim, a produção de textos que serão úteis pra novas pesquisas e também pra sociedade aumentam.

      Excluir
    2. Justamente! A quantidade de textos aumentam e qualidade cai.

      Excluir
  3. Caramba, a leitura é com certeza essencial desde a infância!!! Ler nos faz viajar estando no mesmo lugar sempre, nos faz imaginar, criar filmes e personagens. Ler é maravilhoso. E misturar e internet com a leitura é algo espetacular, eu mesma já faço isso no meu dia a dia, me cadastrei em um site o qual recebo crônicas todos os dias no meu whatsapp, ou seja, seja lá o que eu esteja fazendo irei ler algo durante o meu dia, (se chama Leitura de Bolso , para quem interessa). Mas enfim, influenciar a leitura desde infância é um meio para que o futuro do nosso país melhore, pois se continuar como está, daqui uns dias formaremos robôs ao invés de seres humanos pensantes!!! #EuIncentivoALeitura #MaisUmLeitor #PensamentosNecessários

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nossa, vou procurar esse site! Acho que sendo uma leitora, você viu diferença positiva no seu desempenho no colégio e principalmente na hora temida da proposta de redação dos vestibulares né?
      Verdade, a leitura nos deixa mais criativos, além de tudo. E esse incentivo desde a infância acaba sendo base pra formar adultos pensantes mesmo, com ideias próprias, que não serão levados pela opinião da maioria. 3EuIncentivoALeitura

      Excluir
  4. Concordo, porém, nesta fase muitos leem por obrigação e não pela ânsia do conhecimentos pelo querer aprender.
    A leitura na infância é de suma importância, no seio familiar é que se deveria incentivar os princípios da busca pela curiosidade e de novas descobertas no saber.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim, quando crianças muitos tomam como obrigação, os pais é que devem tornar a leitura um hábito, natural e divertido, não é mesmo? :D

      Excluir
  5. A leitura quanto mais cedo inserido na vida do ser,melhor é! O ato de ler para as crianças, já os torna mais interessados por esse mundo fantástico que é o da leitura. Ler, nos deixa mais críticos e menos alienados. Sou prova viva de como a influência na infância interfere na vida adulta, minha tia me dava gibis, depois livros infantis e assim fui ficando cada vez mais interessada pela leitura. Hoje com certeza devo minha paixão por ler a esse incentivo. E na minha vida acadêmica, que o que mais tenho q fazer é ler kk torna até mais fácil a compressão e interação com qualquer texto.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Desde pequena alguém te incentivou, virou hábito de tao natural.. E hoje é paixão! Que ótimo relato. E na vida profissional a leitura influencia sua vida?

      Excluir
  6. A leitura quanto mais cedo inserido na vida do ser,melhor é! O ato de ler para as crianças, já os torna mais interessados por esse mundo fantástico que é o da leitura. Ler, nos deixa mais críticos e menos alienados. Sou prova viva de como a influência na infância interfere na vida adulta, minha tia me dava gibis, depois livros infantis e assim fui ficando cada vez mais interessada pela leitura. Hoje com certeza devo minha paixão por ler a esse incentivo. E na minha vida acadêmica, que o que mais tenho q fazer é ler kk torna até mais fácil a compressão e interação com qualquer texto.

    ResponderExcluir
  7. A leitura na infância é muito importante! Além de expandir o vocabulário, aprimora o poder de interpretação e síntese, permite que a criança aumente sua capacidade de imaginar, tenha uma interpretação mais coerente, análise e síntese aprimoradas, torna-se mais criativa, mais aberta ao mundo e a novas experiências. A leitura sem ser por obrigação é a porta de entrada pra uma vida acadêmica mais prazerosa, fazendo com que a criança pense por si mesmo e não apenas reproduza aquilo que lhe ensinam.

    Recentemente eu tive o prazer de participar de uma campanha realizada pela smart aqui de Curitiba, mesmo que minha contribuição tenha sido pequena, acompanhei de perto essa iniciativa que só foi possível com o apoio de muitas pessoas que acreditam na leitura como forma de transformação. Mais de 1400 livros foram arrecadados e entregues para uma associação beneficente.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Diego, essa capacidade imaginativa, e principalmente o senso crítico sendo construído já na infância forma adultos pensantes, que vão saber tomar atitudes com maior agilidade e principalmente da melhor maneira.
      Como foi pra você? Você foi incentivado a ler desde sempre?
      Sim, gostaria de ver sobre essa campanha!

      Excluir
  8. Lembro-me que desde pequenina os meus pais me colocaram para ler os gibis da turma da Mônica. Adorava. Daí me deram o livro do Harry Potter, que fui ter vontade de ler depois que vi o filme, mas depois não resisti em ler os outros da saga! Até de presente de natal eu pedi um! Hoje, infelizmente, eu perdi um pouco esse hábito, mas estou tentando recuperá-lo, pois sei que tanto como pessoa como futura atriz o hábito da leitura será de suma importância! Você teve algum livro preferido na infância?

    ResponderExcluir
  9. Lembro-me que desde pequenina os meus pais me colocaram para ler os gibis da turma da Mônica. Adorava. Daí me deram o livro do Harry Potter, que fui ter vontade de ler depois que vi o filme, mas depois não resisti em ler os outros da saga! Até de presente de natal eu pedi um! Hoje, infelizmente, eu perdi um pouco esse hábito, mas estou tentando recuperá-lo, pois sei que tanto como pessoa como futura atriz o hábito da leitura será de suma importância! Você teve algum livro preferido na infância?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ah eu também amava os gibis, tinha uma biblioteca muito grande na escola e tínhamos aula de leitura uma vez por semana. Eu levava pra casa um ou dois livros pra trocar na próxima aula. Lembro quando eu li uma adaptação de O Mágico de OZ e fiquei encantada.
      Você como atriz vai realmente usar muito a leitura e agora como ferramenta de trabalho. Já leu alguma peça de teatro?

      Excluir
  10. Olá, Duda! Penso que o contato com bons livros e o incentivo à leitura na infância não só colaboram para a formação acadêmica e profissional como podem promover melhores perspectivas intelectuais e até mesmo emocionais. A preparação acadêmica e profissional exige uma articulação linguística e comunicacional, no mínimo, satisfatória, seja em que área o sujeito ingresse, e isso só a prática cotidiana (não apenas escolar) da leitura pode proporcionar. Nesse sentido, penso na ideia de letramento: a leitura e a escrita como práticas sociais inseridas no dia a dia das pessoas. Além disso, há a própria formação psíquica e pessoal do sujeito, que pode ser muito mais rica, abrangente e libertária quando ele tem acesso aos livros e à prática da leitura desde cedo.

    ResponderExcluir
  11. É muito importante incentivarmos a leitura na vida das crianças, a leitura muitas os tornam mais críticos.

    ResponderExcluir

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.