domingo, 6 de dezembro de 2015

O surgimento de um ritual


Minha irmã, que acabara de ingressar na UFG, no curso de medicina veterinária, resolveu, um dia, me levar ao campus samambaia para que eu o conhecesse. Eu, criança, com uns 10 ou 11 anos de idade, senti, pela primeira vez, a vontade e a obrigação, quase que moral, de estudar na UFG quando crescesse. Anos depois, ao encontrar meu nome na lista de aprovados, não sabia muito bem o que encontraria por lá, tanto pela perspectiva do espaço físico como pela perspectiva educacional, a única coisa que sabia é que eu, com aquele sonho de criança a seguir os passos da irmã mais velha, havia cumprido meu dever - claro que depois vieram muitos outros. Foi, então, em 2013 que conheci o Núcleo Takinahakỹ, ou, simplesmente, a "oca". Desde então, este tem sido o meu lugar favorito do campus, pois é o lugar onde posso ter o contato com diferentes povos, diferentes culturas, diferentes línguas e é o lugar onde posso dar e receber diversos tipos conhecimentos, sempre baseados na igualdade e no respeito, é um lugar de "interculturalidade". 
Resolvi tornar o passeio que fiz com a minha irmã em um tipo de "ritual". Hoje, sempre que posso, quem faz o passeio sou eu, ora com irmãos, ora com primos, mas sempre com o objetivo de despertar, assim como me foi despertado, a vontade de estudar em uma universidade federal.

17 comentários:

  1. Com toda essa propaganda do lugar, você acaba incentivando os outros a fazer um novo tour pela faculdade.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Essa é a ideia. Uma pena muita gente ainda não ter ideia de que esse curso acontece em nossa universidade.

      Excluir
  2. Interculturalidade *-*
    Adorei seu relato, e ainda mais sua vontade de despertar em outros o mesmo interesse que te fez ingressar na UFG

    ResponderExcluir
  3. Respostas
    1. Fica próximo ao Cepae e à Faculdade de Educação Física.

      Excluir
  4. Essa oca sempre me fez pensar o que seria, quando entrei na UFG nao fazia ideia, mas depois que conheci... é lindo !!!

    ResponderExcluir
  5. To igual a Leticia, não ssbia aonde ficava rsrsrs, mas é muito lindo mesmo!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O mais interessante é que ela não é escondida de fato. Claro que só temos uma linha de ônibus que passa por lá, o 270. Mas ainda assim, a oca está bem visível. Quantas mais coisas bonitas será que existem no campus e ainda não as percebemos? Você conhece alguma?

      Excluir
  6. Que legal, não sabia que isso existia. Geralmente tenho uma tendência de fazer o mesmo trajeto sem explorar mais o campus. Muito interessante!

    ResponderExcluir
  7. Acho super legal este lugar. Deveria ser mais aproveitado!!
    E todos os alunos deveria visitar. Lindo demais!!

    ResponderExcluir
  8. Passei pelo mesmo sentimento, primeiro com minha filha, que vinha comigo qdo ingressei na Ufg, dois anos depois ela está aqui comigo, todos os dias, ela tb faz Ufg. Há uns dias atras meu filho menor vindo comigo pra mais uma aula, ao entrar no Campus ele diz: Mãe a Ufg é tão linda, eu gosto tanto daqui. Eu quero muito estudar aqui na Ufg. Amor plantado e colhido.

    ResponderExcluir
  9. Essa lugar é bastante representativo, pois dá espaço para um o povo que vem sendo esmagado ao longo da história da país. Fico feliz em saber que a UFG abre espaço para os povos indígenas e que isso de abrir mais espaços para os índios venha servir de exemplo para o sociedade como um todo.

    ResponderExcluir

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.