segunda-feira, 14 de dezembro de 2015

Como o desmatamento afeta vc?

Como o desmatamento da Amazônia afeta você?


Como o desmatamento da Amazônia afeta você?
Quem mora longe da Amazônia pode se perguntar: o que pode mudar na minha vida se a floresta for destruída? Saiba que, mesmo a muitos e muitos quilômetros de distância, a influência do bioma amazônico no dia-a-dia das pessoas é grande e, se ele estiver em desequilíbrio, pode alterar muitos fatores do cotidiano. Atitudes corriqueiras, como confiar na previsão do tempo antes de sair de casa e escolher a roupa certa para usar, seriam praticamente impossíveis, pois o clima se tornaria irregular e extremo.
A floresta amazônica, que já foi associada a termos como “coração” e “pulmão do mundo”, hoje é reconhecida como “reguladora de chuvas”. O meteorologista e chefe do Centro de Ciências do Sistema Terrestre, do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE), José Antônio Marengo, esclarece que o desmatamento da Amazônia pode causar comportamento extremado na ocorrência de chuvas na região Sul do Brasil, variando entre períodos de seca e de chuva contínuas. “A grande preocupação é de que a chuva fique totalmente irregular. Em poucos dias, ela pode se acumular e causar deslizamentos de terras e enchentes. E na falta dela, pode ocasionar muitos dias secos, com ondas de calor”, disse.

Mas, como a Amazônia regula o clima?
Marengo explica esse processo utilizando uma comparação: “em um dia de verão, na Avenida Paulista, a temperatura passa dos 30 graus. E você vai até o parque do Ibirapuera no mesmo dia, a temperatura cai”. No caso da Amazônia, a floresta funciona como um parque gigante, as plantas regulam a temperatura e a umidade de toda região.
Paulo Artaxo, professor de Física da Universidade de São (USP), também destaca que a Amazônia é tão grande que chega a ter influência no ciclo hidrológico de todo o planeta. “É uma fonte muito importante de vapor de água para a atmosfera global, sendo a principal fonte de vapor nas regiões tropicais. Então isso, por si só, mostra a importância da Amazônia para sustentar o ciclo de água do mundo todo”.
O cenário climático que seria provocado pelo fim da floresta amazônica está longe de se tornar realidade. Os dois pesquisadores não acreditam nessa possibilidade. “Na Amazônia, a taxa de desmatamento tem diminuído, a maior parte dela ainda está presente. Então, de causas naturais e impactos humanos, é muito difícil que toda essa massa vegetal suma de uma década para outra. O que pode acontecer é de cair um meteorito e o impacto produzir uma grande queimada, uma catástrofe. Alguns modelos sugerem que, no futuro, a Amazônia seja substituída por savanas, mas isso não é algo que se possa ter certeza. O ideal é continuar na busca do desmatamento ‘zero’”, afirma José Merengo.
Para não colocar nada em risco, o cuidado com a floresta não deve diminuir. Artaxo alerta para os perigos do aumento do desmatamento. “Existem estudos mostrando que se você desmata 30 ou 40% da floresta, você desestabiliza o sistema climático que mantém a própria floresta. Essa é uma questão importante. Devemos reduzir ao máximo o desmatamento para que seja possível usufruir dos serviços ambientais que esse ecossistema realiza”. O professor também afirma que, para ajudar o bioma a evitar a própria destruição, todos os brasileiros devem participar, dar suporte e apoio às políticas públicas que reduzam o desmatamento.
A floresta amazônica ocupa 6,9 milhões de quilômetros quadrados e está presente em nove países. Nela, moram metade das espécies terrestres do mundo e, só de vegetação, são mais de 5 mil espécies. O desmatamento da floresta, que chegou a 18%, já diminuiu de 27.000km² para 4.000km² por ano. Segundo os dados do Programa de Cálculo do Desflorestamento da Amazônia (PRODES), somente em 2010 foram desmatados 7000 km², o equivalente a 1 milhão de campos de futebol.
 Resolvi postar essa matéria da Jornalista Isadora Nicastro, porque essa realidade tem nos afetado diretamente com ondas de calor fortíssimas, assim como chuvas descontroladas e enchentes que destroem bairros e ate cidades por inteiro. Acho muito importante matérias como essas, e a conscientização da população para fazer entender que quem esta fazendo mal ao nosso planeta, somos nós mesmos...  é preciso todos entenderem, que se as consequências de nossos maus hábitos, não afetará o nosso futuro, os nosso netos, como  se dizem por ai... e sim o nosso agora!! O nosso hoje!! É preciso que se faça algo... E tudo depende apenas de cada um de nós!! E vc, o que acha disso tudo? Deixe seu comentário, e o que vc acha que podemos fazer pra  mudar nossa realidade... Vamos juntos fazer a diferença!!
  

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.